Adriana Toffetti/A7 Press/Folhapress

Enem 2020 terá prova digital pela primeira vez

Pela primeira vez, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será aplicado na versão digital. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) 100 mil estudantes farão as provas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Segundo o Instituto, o sistema TRI (Teoria da Resposta ao Item) será aplicado tanto na versão impressa (as provas estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro) como na digital para que nenhum aluno seja favorecido ou prejudicado.

Assim como na versão impressa, os candidatos vão receber provas com quatro cores diferentes. As questões são as mesmas, mas embaralhadas para evitar cópia de respostas ou cola. A diferença no digital é que as respostas serão marcadas no computador.

Já a redação deverá ser escrita em papel. Por isso é necessário levar caneta esferográfica preta com tubo transparente.

Outra semelhança com a versão impressa, é que os estudantes só poderão sair com as respostas marcadas na folha de rascunho meia-hora antes do término da prova.

Os estudantes que optarem pela prova digital farão o exame em um local determinado. Os computadores não terão acesso à internet, também não poderão usar calculadora ou corretor. Caso o computador apresente algum defeito, o fiscal da prova deverá avaliar a substituição e se o processo demorar mais de 15 minutos, o aluno poderá fazer a reaplicação da prova.

Os candidatos não poderão escolher qual computador usar, os lugares estão definidos para a prova. Também haverá o distanciamento necessário para evitar a transmissão da covid-19.

A proposta do MEC (Ministério da Educação) é que o Enem seja totalmente digital até 2026.

Fonte: R7

Você pode compartilhar esta postagem!