(Foto: Tainara Griesang/Assessoria)

Reunião discute parceria de consórcio intermunicipal para implantação de usina de incineração de resíduos sólidos.

O tempo de vida limitado dos aterros sanitários e os problemas ambientais causados pelo descarte de resíduos, tem resultado no estudo da viabilidade da implantação de uma usina de incineração de resíduos sólios. O modelo, consiste na queima por meio da oxidação em altas temperaturas, diminuindo o risco de toxidade e gerando energia térmica.

O assunto foi discutido na manhã desta quinta-feira (21), na Prefeitura Municipal de Sapezal. A reunião, contou com a participação de representantes de Brasnorte, Campos de Júlio, Campo Novo do Parecis, Comodoro e Sapezal, que estudam a participação no consórcio intermunicipal.

De acordo com o Presidente e Vereador da Câmara Municipal de Campo Novo do Parecis, Marcelo Burgel, este foi o pontapé inicial para uma parceria viável à cidade. O Presidente afirmou ainda, que a implantação não acarretará em custos divergentes do que já é praticado no município.

A indústria beneficiará os consorciados, tornando possível o descarte regular do lixo sólido produzido pelas comunidades. O local de instalação será discutido pelos participantes, que devem escolher o melhor município para a logística de transporte dos resíduos.

A ideia ainda não foi protocolada para o funcionamento na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), o que deve acontecer após a adequação do projeto para suprir as necessidades dos consorciados. O próximo passo, consiste na aprovação dos poderes Legislativo e Executivo dos municípios.

Estiveram presentes também, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Campo Novo, Gezi Duarte Borges Júnior, os vereadores Beito Machadinho, Fábio do AGEM, Joaquim Equip e Itamar, além de assessores parlamentares. O Deputado Estadual Faissal Calil (PV) também esteve presente, apoiando a ideia de desenvolvimento sustentável.

Fonte: Câmara Municipal de Campo Novo do Parecis.

Você pode compartilhar esta postagem!