(FONTE: REPRODUÇÃO)

Peixes são encontrados mortos no Rio Aripuanã (MT) e amostra de água é coletada para análise.

Peixeis foram encontrados mortos nos últimos dias ao longo do Rio Aripuanã, a 10 km de distância da cidade de Aripuanã.

Com a morte dos peixes, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realizou nesta quarta-feira (26) a fiscalização da qualidade da água do Rio Aripuanã.

Foram coletadas amostras de água que serão analisadas pelo Laboratório de Monitoramento Ambiental da Sema, com o objetivo de identificar alterações na qualidade da água que possam explicar a mortandade de peixes.

Com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), foi realizado o sobrevoo da região para identificar a região exata onde ocorreu a incidência dos peixes.

A inspeção também foi realizada por meio fluvial, de barco, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente do município.

Toda a margem do rio em que foram identificados peixes mortos foi percorrida a pé pelos técnicos para coleta de amostras. Não foi possível identificar ponto de lançamento de água ou qualquer resíduo nas margens vistoriadas.

O superintendente de Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços, Valmi Lima, que esteve na operação, afirma que ainda não é possível estabelecer uma relação entre a mortandade de peixes e o garimpo da região, pois os empreendimentos ficam distantes, e seguindo o curso do rio, ficam abaixo do local onde foram visualizados os peixes mortos.

Fonte: G1

Você pode compartilhar esta postagem!