(Foto ENEM: Ana Carolina Moreno/G1) (Fotos alunos: Carla Londero/IFMT)

Alunos do IFMT de Campo Novo se destacam na redação do ENEM 2019

A prova de redação do ENEM é considerada por muitos um grande desafio, uma vez que demanda técnica e repertório, ou seja, o aluno precisa saber escrever e ter o que dizer. Na última edição, 3,9 milhões de estudantes fizeram a prova do Enem. Diante da folha em branco destacaram-se os alunos Carlos Eduardo Parmejane, que obteve 960 pontos, Gabrielle Maria Bibiano Ribeiro e Thalles de Castro Carrara, com 940 pontos e os alunos Anderson de Oliveira Junior, Karen Moreira Tuski, Felipe Nicoletti e Gleicieli Santos de Oliveira, que obtiveram 920 pontos. Uma porcentagem considerável de estudantes ficou na casa do 800 aos 900 pontos, o que também é considerado muito bom.

A professora Ana Regina Bresolin, que desenvolveu a disciplina de Língua Portuguesa com os alunos dos 3º anos, aponta que o processo de aprendizagem do gênero dissertativo-argumentativo se dá durante todo o ano letivo e vai além da aprendizagem da técnica textual. Ela afirma que “a cada semana um tema pertinente era trabalhado. Assim, por exemplo, para escrever um texto sobre gravidez na adolescência, os estudantes eram convidados a discutir o tema da maternidade precoce, o que acabava dando espaço dentro da disciplina para assuntos que fazem parte da formação cidadã. Os textos são então escritos, corrigidos e reescritos pelos alunos. Esse processo contínuo de discussão e produção é o que torna os estudantes fluentes no gênero textual requisitado”, pontuou.

É interessante também apontar que aprender a escrever é aprender a pensar, a organizar o pensamento de forma lógica e coerente. Além disso, a professora Ana Regina salienta que a leitura e escrita estão sempre aliadas. “Percebo que muitos não são habituados a ler. Contudo, quando são requisitados a escrever, percebem que melhoram consideravelmente ao passo que incorporam as leituras na preparação dos textos requisitados ao longo do ano letivo. Por isso é gratificante ouvir deles que começam a ler e a valorizar muito mais todas as disciplinas ofertadas quando perceberam que é isso que edifica o texto”.

A professora aponta, por fim, que os estudantes que se destacaram na prova de redação são excelentes alunos, não somente em Língua Portuguesa. Foram esforçados e se empenharam de coração durante o ano. Fizeram todas as incansáveis atividades com empenho e entusiasmo pois sabiam que a nota da redação poderia ajudá-los a conquistar a tão sonhada vaga na Universidade.

Para o aluno Carlos Eduardo Parmejane, a professora Ana Regina foi indispensável na preparação para o Enem. “Penso que tive uma ótima base durante minha formação no IFMT Campo Novo do Parecis. Treinei e li muito sobre o Exame, buscando assim, estratégias para a realização da prova. Com o auxílio dos docentes do campus, pude realizar a prova da melhor maneira possível, me refiro a tudo que estava ao meu alcance”, disse ele agradecido.

E Parmejane finaliza, “é bem verdade que eu não esperava essa nota, confesso que fui um pouco pessimista. Durante o exame do Enem, na prova de redação, dei meu máximo, assimilei os conhecimentos que adquiri durante minha formação e consegui dissertar sobre o tema. Quando abri o site do INEP, o qual continha meu desempenho, quase não acreditei, as emoções estavam a mil, e o único sentimento que eu tinha era o de gratidão a todos que contribuiriam para mais essa conquista, em especial minha família, professores, profissionais da educação e amigos que me acompanharam até aqui”.

Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis

Você pode compartilhar esta postagem!