(FONTE: REPRODUÇÃO)

O GOLPE DOS NUDES: APRENDA A SE DEFENDER

A internet se torna cada dia mais imprescindível para a vida do ser humano, onde diversos serviços se tornam mais populares através de aplicativos e sites. E nessa crescente as redes sociais tem papel fundamental, pois a grande maioria dos brasileiros possuem perfil em alguma dessas redes, seja no Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube e etc.

Nessa esteira, as redes sociais podem se apresenta como um ambiente hostil, cheio de armadilhas e ideal para aplicação de golpes, onde um dos que mais cresce é o “golpe dos nudes” ou “sextorsão”, que consiste na criação de perfis “fakes” (falsos) por parte dos criminosos, quase sempre se passando por garotas de beleza destacada, e enviam solicitação de amizade para suas vítimas, que quase sempre são homens e começam a puxar conversa sobre vários assuntos.

O perfil das vítimas desse golpe em sua maioria são homens solteiros ou divorciados, de idade entre 38 a 50 anos, com ou sem filhos, e são escolhidos “a dedo” através de seus perfis via Facebook. Já os criminosos criam perfis “fakes” onde se passam por garotas que aparentam ter em torno de 18 à 20 anos, solteiras e demonstrando excessivo interesse pela vítima.

Após criado o perfil, com fotos que passam a impressão de ser um perfil verdadeiro, adicionam as vítimas e iniciam uma conversa até conseguirem seu número de WhatsApp. De início os assuntos quase sempre são os mesmos, com perguntas frequentes de onde mora, se é solteiro, a idade, se tem filhos, prosseguindo a conversa e esquentando o assunto, culminando na troca de fotos íntimas (nudes).

Geralmente as fotos enviadas pela suposta moça, sempre são tiradas do pescoço para baixo, nunca mostrando o rosto, pois os criminosos possuem banco de fotos para aplicar os golpes, e em troca recebem os nudes reais das vítimas, que por acreditarem ser verdade a conversa, acabam por enviar foto do rosto.

Após a primeira noite de conversas com troca de fotos íntimas, no outro dia, ou cerca de até 3 dias depois, outro membro da quadrilha entra em contato com a vítima através do número de WhatsApp da suposta moça, se passando por suposto pai da menina, ou advogado da família e, por vezes, até mesmo um fictício delegado de polícia civil.

A conversa é sempre a mesma: alegam que a moça é menor de idade, e exigem certa quantia em dinheiro para que a vítima não seja processada, já ouvi relatos de pessoas que perderam mais de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) com esse golpe, através de vários depósitos feitos na ilusão de estarem conseguindo evitar um processo criminal e até mesmo uma eventual prisão.

Em meu escritório já atendi diversas vítimas desse golpe, e a história é sempre a mesma, certa vez se passaram por delegado de Polícia Civil na cidade de Porto Alegre – RS, outra vez usaram a foto e nome de um renomado advogado do estado da Bahia, o qual entrei em contato e relatei o ocorrido, tendo ele ficado surpreso com a notícia. Recentemente soube de uma vítima que trabalha em fazenda, e acabou perdendo R$ 5.000,00 reais com o golpe.

A vergonha da exposição, e o medo de uma eventual prisão levam as vítimas a realizarem os depósitos aos criminosos, que geralmente são feitos em conta poupança de pessoa física da Caixa Econômica Federal, e acreditam estar evitando algo pior, e quando se dão conta de que é um golpe já é tarde demais.

Os perfis que os criminosos usam geralmente tem apenas homens adicionados, com algumas informações vagas, então é necessário observar atentamente os perfis que lhe solicitam amizade nas redes sociais.

Importante destacar algumas recomendações básicas que se fazem necessárias à sociedade e que podem evitar que outras pessoas caiam neste golpe, ao usar a internet: 1 – evite aceitar estranhos em suas redes sociais;

2 – mantenha seu perfil fechado, para que obtenham acesso apenas seus amigos;

3 – não conversem com indivíduos desconhecidos, por mais interessante que a pessoa transpareça ser, e, por fim;

4 – não envie, em hipótese alguma, fotos íntimas suas pela internet.

E, mesmo tomando todas essas precauções e cuidados, caso você ou qualquer conhecido seu seja vítima desse golpe, nunca pague nenhum valor exigido pelo criminoso, procure manter a calma e a lucidez, pois são fundamentais para que as vítimas desse tipo de golpe não percam dinheiro, pois as ameaças feitas pelos criminosos são pesadas e constantes, sendo que a melhor maneira de se prevenir é, antes de depositar qualquer valor, procurar orientação profissional de um advogado ou da Polícia Civil, lavrando um Boletim de Ocorrência relatando o caso.

 

Fonte: Junior Gehring

Você pode compartilhar esta postagem!