(FONTE: REPRODUÇÃO)

Mulheres quilombolas ensinam a fazer doces, roupas, óleos e uso de ervas medicinais.

Por meio de cursos gratuitos abertos ao público, o Coletivo de Mulheres do Quilombo de Mata Cavalo de Cima tem buscado contribuir para a circulação e transmissão da vivência e dos fazeres quilombolas.

Contempladas em edital da Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, elas integram o projeto “Muxirum dos saberes tradicionais das mulheres quilombolas da comunidade Mata Cavalo de Cima'', que fica no município de Nossa Senhora do Livramento.

Parte dos cursos oferecidos utiliza materiais do próprio bioma local, Cerrado e Pantanal, como: folha de babaçu, coco de babaçu, argila, sementes de mamonas, frutas típicas da região, mamão, goiaba e mandioca.

Os cursos são ministrados por membros da comunidade, ensinando e incentivando a confecção de produtos regionais. 

Os inscritos poderão aprender mais sobre a confecção de óleo de mamona, óleo de coco de babaçu e fabricação de doces de mamão, goiaba, caju e outros.

 O projeto conta ainda com oficina de corte e costura, que vai replicar vestimentas e turbantes afro; oficina de musicalização com a viola de cocho, ganzá, e a bruaca; e ainda, na área da saúde integrativa, haverá curso de ervas medicinais utilizadas tradicionalmente e rezas cantadas.

Produzir e comercializar os produtos regionais, artísticos e culturais, apresenta aos participantes das oficinas o caminho da renda, com melhoria em sua qualidade de vida.

Segundo a presidente da Associação de Mulheres Quilombola da Comunidade de Mata Cavalo de Cima, Zulmira Maria Lúcio, o objetivo do projeto é gerar trabalho, renda, incentivar a cultura local e reverenciar o passado.

fonte: Sapicuá

Você pode compartilhar esta postagem!