Campo Novo do Parecis recebeu dois prêmios - Foto: Sebrae-MT

Cidade: Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora reconhece projetos de 17 cidades mato-grossenses

Os primeiros colocados de cada categoria estão classificados para a etapa nacional, que será realizada em Brasília no mês de junho

 

Com o objetivo de reconhecer e valorizar iniciativas inovadoras, protagonizadas por gestores públicos municipais o Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso) entregou 23 premiações para gestores públicos municipais de Mato Grosso, durante a 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE).

Ao todo, foram inscritas 28 prefeituras, com um total de 53 projetos, demonstrando o compromisso de todos em promover o desenvolvimento econômico e social em Mato Grosso. A cerimônia, realizada na noite desta terça-feira (09.04), no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, contou com a presença de diversas autoridades como secretários estaduais e municipais, deputado, prefeitos, representantes da sociedade civil e a diretoria do Sebrae/MT.

“O nosso propósito ao realizar esta premiação é justamente identificar, divulgar e valorizar as melhores iniciativas do setor público municipal, com práticas bem-sucedidas da administração pública, que tenham contribuído para a criação ou para o aprimoramento de um ambiente de negócios favorável ao crescimento e à consolidação das micro e pequenas empresas, além de promover o desenvolvimento sócio territorial dos municípios mato-grossenses”, enfatiza a diretora Superintendente Lélia Brun, ao destacar a importância da premiação.

Os vencedores em 1ª colocação foram os municípios de: Lucas do Rio Verde, Conquista D’Oeste, Guarantã do Norte, Nova Mutum, Nobres, Água Boa, Tangará da Serra, Alta Floresta, Campo Novo do Parecis. Confira a lista completa de todos os premiados ao final desta matéria.

Segundo o gerente de Desenvolvimento Territorial, Sandro Rossi, o Sebrae é parceiro dos municípios e da gestão pública, por meio da realização do PSPE, que integra as iniciativas do Programa Cidade Empreendedora com a estratégia de Territórios Empreendedores.

“Esse prêmio é muito importante porque demonstra que o gestor municipal está preocupado com a sociedade, com o desenvolvimento econômico, com a sustentabilidade, com a inclusão produtiva, e principalmente preocupado com o cidadão que mora no município. Porque se um município recebe um prêmio do Sebrae, que é uma instituição de apoio ao micro e pequeno empreendedor, automaticamente esse município está apoiando os pequenos negócios”, explica o gerente.

A premiação

Antes do anúncio dos vencedores, houve um momento de conhecimento e inovação com a palestra de Fabro Steibel, Diretor Executivo do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio).

Ao todo, foram nove categorias, e um total de 17 premiados, sendo algumas categorias com vencedores em primeiro, segundo e terceiro colocado. Os três primeiros colocados de cada categoria receberam um certificado e um troféu. Os primeiros colocados de cada categoria estão classificados para a etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, que acontecerá em Brasília no mês de junho.

O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, que recebeu dois prêmios, sendo um 1º lugar na categoria Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo e 3º lugar na categoria Cidade Empreendedora, diz que esses reconhecimentos afirmam que o município está fazendo um bom trabalho. “Receber esses prêmios só demonstra que estamos no caminho certo da tecnologia e inovação, criando um ambiente melhor para investir e para trabalhar, melhor para todos”, diz o prefeito.

Quem também recebeu dois prêmios foi o município de Campo Novo do Parecis, nas categorias de Turismo e Identidade Territorial e Sustentabilidade e Meio Ambiente. “É uma alegria muito grande receber dois prêmios e ter o trabalho da nossa equipe reconhecida para desenvolver economicamente a nossa cidade. Nós tivemos a prevenção na questão ambiental, sustentável e também nessa questão do território indígena, que hoje vem se destacando no cenário nacional”, destaca o prefeito Rafael Machado.

Outro exemplo de sustentabilidade foi a cidade de Alta Floresta, que segundo o prefeito Chico Gamba, teve muitas mudanças com a conscientização dos munícipes. “Em 2010, nós fomos um dos municípios que mais desmatou, e depois disso, fomos o campeão do inverso disso, mostrando uma redução de queimadas. Isso após um trabalho de conscientização da nossa população, e receber o prêmio, respeitando o meio ambiente, nós ficamos felizes e agradeço a população essa conscientização e agora a nossa cidade é um exemplo na questão ambiental”, finaliza.

Etapa nacional

A etapa nacional da premiação começa a partir de 21 de abril, quando os primeiros colocados de cada categoria dos estados serão avaliados pela comissão nacional. A cerimônia final está prevista para ocorrer em 11 de junho, em Brasília (DF). Desde 2001, quando ocorreu a primeira edição, já foram inscritas no prêmio mais de onze mil iniciativas, oriundas de todos os estados brasileiros.

Mais de mil práticas foram premiadas em âmbito estadual e nacional, evidenciando a evolução das burocracias municipais no que diz respeito a agenda do empreendedorismo e do relacionamento entre a gestão municipal e os pequenos negócios. Neste ano, foram registrados mais de 2,5 mil projetos inscritos em todo país, superando a última edição. O prêmio que é realizado a cada dois anos, teve em 2021, cerca de 1,6 mil inscrições de 1.327 prefeituras de todos os estados do país.

Saiba mais em https://prefeituraempreendedora.sebrae.com.br/.

Confira as prefeituras premiadas:

CIDADE EMPREENDEDORA

1º – Lucas do Rio Verde

2º – Sorriso

3º – Tangará da Serra

 

COMPRAS GOVERNAMENTAIS

1º – Conquista D’Oeste

 

EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA

1º – Guarantã do Norte

-

EMPREENDEDORISMO RURAL

1º – Nova Mutum

2º – Nossa Senhora do Livramento

3º – Pedra Preta

 

INCLUSÃO PRODUTIVA

1º – Nobres

2º – Guarantã do Norte

3º – Barra do Garças

-

SALA DO EMPREENDEDOR

1º – Água Boa

2º – São José dos Quatro Marcos

3º – Lucas do Rio Verde

 

SIMPLIFICAÇÃO E FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO

1º – Tangará da Serra

2º – Nova Mutum

3º – Santa Carmem

-

SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE

1º – Alta Floresta

2º – Campo Novo do Parecis

3º – Canarana

-

TURISMO E IDENTIDADE TERRITORIAL

1º – Campo Novo do Parecis

2º – Nobres

3º – Matupá

Fonte: Sebrae/MT

Você pode compartilhar esta postagem!