- AO VIVO
John Sykes no início dos anos 80
John Sykes, o guitarrista de cabelos compridos que ajudou a impulsionar bandas como Whitesnake e Thin Lizzy à fama na década de 1980, morreu de câncer aos 65 anos. A notícia foi anunciada em seu perfil nas redes sociais na noite de segunda-feira (20).
A nota disse que o artista britânico morreu após "uma batalha árdua contra o câncer."
"É com grande tristeza que informamos que John Sykes faleceu após uma dura batalha contra o câncer. Ele será lembrado por muitos como um homem com talento musical excepcional, mas para aqueles que não o conheciam pessoalmente, ele era um homem atencioso, gentil e carismático cuja presença iluminava o ambiente", dizia o comunicado.
"Ele certamente seguiu seu próprio ritmo e sempre torceu pelos azarões. Em seus últimos dias, ele falou sobre seu amor sincero e gratidão pelos fãs que permaneceram com ele durante todos esses anos. Embora o impacto de sua perda seja profundo e o clima sombrio, esperamos que a luz de sua memória extinga a sombra de sua ausência."
Sykes nasceu em 29 de julho de 1959 em Reading, Berkshire, na Inglaterra. Sua família passou três anos morando em Ibiza, mas retornou antes da adolescência de Sykes, quando ele ficou obcecado por tocar violão. Ele citou guitarristas como Jimmy Page e Ritchie Blackmore como influências. Ele se juntou a sua primeira banda, Streetfighter, depois que a família se mudou para Blackpool, como lembrou o portal britânico "The Guardian".
Após dois anos na banda de metal Tygers of Pan Tang, um Sykes insatisfeito saiu em 1982 para se juntar à banda irlandesa Thin Lizzy, empurrando-os em direção ao som de metal pelo qual se tornariam amplamente conhecidos e tocando guitarra no álbum final "Thunder and Lightning", lançado em 1983. O vocalista Phil Lynott morreu em 1986 e o grupo se desfez.
David Coverdale o convidou para se juntar à banda britânica Whitesnake, no qual era vocalista, e Sykes estreou no álbum "Slide It In" de 1984, que lhes trouxe sucesso nos Estados Unidos. Enquanto ele tocava no álbum homônimo de 1987 - novamente empurrando-os para um som mais agradável ao público - ele se distanciou de Coverdale, que posteriormente demitiu o resto da banda.
Sykes, então, formou a banda Blue Murder com os aclamados músicos de estúdio Tony Franklin e Carmine Appice. O álbum de estreia autointitulado de "1989" não foi bem-sucedido, nem "Nothin' But Trouble" de 1993, feito após as saídas de Franklin e Appice. Sykes posteriormente seguiu carreira solo e lançou quatro álbuns de estúdio.
Sykes se casou com Jennifer Brooks Sykes em 1989. Eles se divorciaram em 1999. O guitarrista deixa três filhos, James, John Jr. e Sean.
Fonte: GShow