Unidades de resposta a emergências avaliam destroços de avião no Rio Potomac perto do Aeroporto Ronald Reagan - (Foto de Andrew Harnik/Getty Images)
Mundo: Acidente nos EUA; conheça o helicóptero militar Black Hawk e o jato comercial que colidiram no ar. Veja o vídeo do exato momento
Avião com 64 pessoas e helicóptero militar com 3 soldados bateram na noite de quarta-feira (29), em Washington, D.C., nos Estados Unidos.
Um avião comercial e um helicóptero militar colidiram no ar em Washington D.C., capital dos Estados Unidos, na noite desta quarta-feira (29). Segundo as autoridades, o jato transportava 60 passageiros e quatro tripulantes. Três soldados estavam no helicóptero.
O helicóptero militar envolvido é um modelo Black Hawk, usados pelas forças armadas dos EUA. Já o avião comercial da American Airlines é um jato Bombardier CRJ700. Veja mais sobre as aeronaves abaixo.
Helicóptero Black Hawk
🗺️ Sucesso global: modelos Black Hawk, fabricados pela empresa norte-americana Sikorsky, são usados há mais de 40 anos pelos militares norte-americanos.
- Além dos Estados Unidos, forças de mais de 30 países possuem helicópteros Black Hawk.
- Atualmente, são mais de 4 mil aeronaves do tipo em serviço em todo o mundo, sendo 2.135 apenas no Exército dos Estados Unidos.
- A Força Aérea Brasileira (FAB) também tem helicópteros deste modelo — usados, inclusive, nas enchentes do Rio Grande do Sul.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/R/l/BhfmvYSc6JJXqkQccyVA/ap22139706753381.jpg)
Black Hawk UH-60 voando na região do Pentágono, nos Estados Unidos, em maio de 2022 — Foto: Alex Brandon/AP
🚁 Características: o UH-60 Black Hawk pesa quase 6.000 kg e pode transportar 11 pessoas sentadas, além de 4 tripulantes.
- O modelo permite o transporte de cargas de até quatro toneladas.
- Em voo, o helicóptero pode atingir quase 300 km/h.
- A cabine dos pilotos possui quatro monitores, além de radar para tempestades e mapa digital.
- Segundo a fabricante, o helicóptero foi desenvolvido seguindo os padrões das Forças Armadas dos Estados Unidos.
- O modelo é considerado o mais seguro e com melhor custo-benefício em operação atualmente.
🫡 Multifunção: veja, a seguir, como o modelo pode ser usado.
- 💥Ataque: pode ser usado em missões militares, inclusive em guerras, com o transporte de tropas e escolta. Uma das variações do helicóptero possui um sistema avançado de armas, permitindo que os pilotos ataquem alvos com metralhadoras, foguetes e mísseis.
- 🚨Resgate: outra função bastante comum é o uso do modelo para operações de busca e resgate. Um guincho pode ser instalado para içar pessoas em cenários de desastre. Além disso, sensores e radares meteorológicos podem ajudar nas buscas.
- ⛑️Transporte médico: outra variante do modelo, conhecida como "Medevac", substitui assentos das tropas por macas. Desta forma, o helicóptero pode transportar pacientes para hospitais ou locais seguros.
- 🔥Combate a incêndios: existe a opção de instalação de tanques de água ou do "Bambi Bucket", que é uma espécie de balde gigante. Ele já foi usado, por exemplo, para combater incêndios florestais nos Estados Unidos.
- 📦Entrega de equipamentos: o helicóptero permite o transporte de cargas de até quatro mil toneladas de forma externa ou interna. O modelo, por exemplo, tem capacidade para transportar veículos leves.
- 🎖️Transporte de autoridades: o helicóptero também tem uma cabine que pode ser transformada em uma espécie de escritório com equipamentos de comunicação. Isso ajudaria, por exemplo, no transporte de chefes de Estado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/K/M/NpqfBfTsGuVW9I8ikwgA/ap22122035518200.jpg)
Black Hawk UH-60 combatendo incêndio florestal, nos Estados Unidos, em maio de 2022 — Foto: New Mexico National Guard via AP
Jato Bombardier CRJ700
O avião comercial envolvido na colisão é um Bombardier CRJ700, com capacidade para 65 pessoas e utilizado para voos regionais. De acordo com as autoridades, era um voo da American Airlines que partiu de Wichita, no Kansas, com destino a Washington.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/p/p/GBvZqiRa6pAAhrdkhuzg/united-express-crj700-taxiing-off-the-runway-at-mht.jpg)
Avião comercial Bombardier CRJ700. — Foto: KMHT Spotter, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
✈️ Características: o Bombardier CRJ700 pesa mais de 19,7 mil kg e pode transportar até 70 pessoas, a depender das divisões em classes.
- O modelo permite peso bruto carregado de até 30 mil kg.
- Em voo, o jato pode atingir até 876 km/h.
- Segundo a fabricante, o avião foi lançado com o nome Canadair RJ 700 e teve o primeiro voo realizado em 1999.
Este tipo de aeronave é considerada segura, apesar de antiga. O modelo é um dos principais concorrentes de aviões da Embraer. A aeronave, que tem turbinas na parte traseira e não nas asas, é usada por diversas companhias aéreas pelo mundo.
O Bombardier CRJ700 é um carro-chefe da aviação comercial regional. Existem cerca de 260 aeronaves desse modelo em serviço, de acordo com a Cirium, uma empresa de dados de aviação.
O avião que se envolveu no acidente foi fabricado em 2010, de acordo com a Administração Federal de Aviação. O jato foi registrado na American Airlines, mas operado por sua subsidiária integral, a PSA Airlines. A produção de novas aeronaves do modelo foi encerrada em 2020.
Fonte: G1
Você pode compartilhar esta postagem!