Presidente Lula durante fotografia oficial e assinatura do livro de visitas, no Palácio Merdeka - Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta quinta-feira (23) que disputará mais uma eleição presidencial em 2026. Durante discurso realizado em Jacarta, na Indonésia, o petista, que cumpre agenda oficial com uma visita de Estado no Sudeste Asiático, afirmou ter ‘a mesma energia de quando tinha 30 anos’ para continuar governando o país. Com honras militares e civis no Palácio Merdeka, presidente Lula também participou de reuniões bilateral e ampliada com o líder Prabowo Subianto.
“Eu quero lhe dizer que eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que eu estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato no Brasil. Então, eu estou lhe dizendo isso porque nós ainda vamos nos encontrar muitas vezes. Esse meu mandato só termina em 2026, no final do ano. Mas eu estou preparado para disputar outras eleições e tentar fazer com que a relação entre Indonésia e Brasil seja uma relação, sabe, por demais valorosa, e que a nossa relação traga mais empresários brasileiros para visitar a Indonésia”, afirmou o presidente.
Na tarde de sexta-feira (24), o presidente Lula embarca para Kuala Lumpur, na Malásia. Lá, a programação inclui participações na cúpula da Asean e no encontro de líderes do Leste Asiático (EAS), além de um possível encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que ainda não está confirmado.
Fazem parte da comitiva oficial do Brasil os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Carlos Fávaro (Agricultura), além dos presidentes do IBGE, Marcio Pochmann, e da ApexBrasil, Jorge Vianna.
Fonte: JP News/Política