Descrição: Foto Reprodução

Descarga de nitrogênio em hospital assusta vizinhos

Um vazamento de gás foi registrado por leitor do Estadão Mato Grosso no Hospital São Benedito, em Cuiabá, na noite desta segunda-feira, 20 de junho. O barulho assustou motoristas que passavam pelo local. Apesar do susto, não há motivos para preocupação.

Pelo vídeo, é possível ver que o gás escapa de um tanque de nitrogênio líquido. O Estadão Mato Grosso entrou em contato com a assessoria do hospital São Benedito, que informou se tratar de um processo normal, uma descarga automática do excesso de gás no recipiente.

 

O nitrogênio é um gás bastante comum na atmosfera terrestre (78% do total), não é inflamável nem tóxico. Segundo o site da Indústria Brasileira de Gases, a exposição traz risco de queimadura por congelamento e sufocação. Em caso de sufocamento, pode levar à morte, o que costuma ocorrer em ambientes fechados ou com pouca ventilação.

Em hospitais, o nitrogênio é utilizado em equipamentos cirúrgicos, misturas gasosas e, em seu estado líquido (criogênico), para os processos de congelamento de amostras, como sangue, medula óssea, órgãos para transplante e outros tipos de material biológico.

 

NOTA OFICIAL

A Empresa Cuiabana de Saúde Pública - ECSP, que administra o Hospital Municipal São Benedito, comunica que:

- É inverídica a informação de que se registou vazamento no cilindro de nitrogênio líquido, no Hospital Municipal São Benedito, na noite de segunda-feira (20).

- O que houve foi uma descarga natural da válvula, que escoa quando sobe a pressão do cilindro. Fato que é registrado cotidianamente.

- O cilindro permanecerá assim até que se diminua a pressão, pois é necessário esse escoamento.

- A direção do Hospital Municipal São Benedito reitera que é normal essa descarga natural, e que não a riscos aos trabalhadores e pacientes do local. 

FONTE: ESTADÃO MATO GROSSO 

Você pode compartilhar esta postagem!